Ficha CatalográficaPDF
ApresentaçõesPDF
  ENTRE CATIVAR E QUALIFICAR: OS DESAFIOS DO PROFESSOR DE DIREITO POR UMA ABORDAGEM DOS MÉTODOS DE ENSINO PARTICIPATIVO Págs 10 - 24 PDF
Larissa Maciel Do Amaral
RESUMO
A velocidade da disseminação da informação e as novas mídias configuram um novo cenário ao professor dos cursos de graduação em direito que tem primordialmente um dúplice desafio: cativar e qualificar seus alunos. A aula meramente expositiva em que o professor impera absoluto já não goza de tanta credibilidade como quando da “educação bancária tecnicista”. Os novos rumos da educação impõem uma formação à docência necessária ao professor de direito, que tradicionalmente o é como segunda profissão, não dispensando a atenção e dedicação necessárias. A mudança de foco propõe que o aluno seja protagonista no processo de formação em direito, o que é possível através dos métodos de ensino participativo. O conhecimento destes métodos é, então, uma ferramenta de que deve dispor o professor de direito para se adequar a esta nova realidade no ensino.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino, Jurídico, Participativo.
  A LIBERDADE DE ENSINAR NOS CURSOS DE DIREITO: CONSIDERAÇÕES À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA Págs 25 - 39 PDF
Juliana Borinelli Franzoi
RESUMO
Este artigo busca contrapor as concepções acerca da liberdade de ensinar e a liberdade de cátedra no âmbito dos cursos de Direito. Para tanto, inicialmente, revisitou-se o panorama histórico da criação dos cursos jurídicos no Brasil, e teceram-se breves considerações sobre a liberdade de cátedra. À luz dessas reflexões, traz-se uma explanação sobre o alcance e os limites de autonomia dos professores no direcionamento do conteúdo das disciplinas pelas quais é responsável, à luz do princípio da liberdade de ensinar, previsto na Constituição Federal brasileira, bem como na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- lei 9.394/96). Concluindo, é discutido o papel de cada envolvido no processo de ensino-aprendizagem, o professor, o aluno, bem como a instituição, e seu respectivo lugar nesta cadeia, a procura de fomentar posturas reflexivas e críticas.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino, direito, Liberdade.
  DA VOCAÇÃO ORIGINAL DAS FACULDADES DE DIREITO DO IMPÉRIO PARA O SÉCULO XXI: ALGUMAS PERSPECTIVAS PARA A CRIAÇÃO DE UM CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO PÚBLICO NO BRASIL Págs 40 - 40 PDF
Carlos André Hüning Birnfeld, Liane Francisca Huning Birnfeld
RESUMO
O presente trabalho se propõe ao resgate de uma pretensão que se encontrava no imaginário iluminista do império, qual seja a ideia de que a política educacional poderia reservar espaço estratégico, no nível do ensino superior, por meio das Faculdades de Direito, para capacitar os que pretendessem trabalhar para no serviço público e busca verificar se tal pretensão poderia materializar-se no contexto contemporâneo, tendo por foco a análise das normas que regem o ensino superior hodiernamente. Para tanto, desdobra-se em três distintos momentos: inicialmente se busca resgatar, no universo normativo do império, onde e como se manifestaram estas ideias-chave. A seguir, busca demonstrar as configurações básicas normativas que atualmente norteiam o ensino superior brasileiro, pretendendo demonstrar que a realidade jurídica contemporânea comporta, com peculiares variações, a materialização daquelas pretensões. Por derradeiro conclui com uma breve reflexão sobre a necessidade atual de um curso específico de graduação para qualificação dos agentes públicos em geral, trazendo algumas das características que a respectiva proposta pedagógica poderia assumir.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino superior, serviço público, justiça social
  DA ELITIZAÇÃO AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL: O DESAFIO DA QUALIDADADE E DA HERMENÊUTICA CONCRETIZADORA Págs 41 - 55 PDF
Ana Cristina Almeida Santana
RESUMO
O presente trabalho busca demonstrar que, com o advento da chamada sociedade da informação, e da adoção de políticas públicas neoliberais, o ensino jurídico, antes tido como um curso de elite, há mais de três décadas passa por um processo desenfreado de massificação, onde já resta patente a perda da qualidade dos cursos ofertados. Apesar de soar paradoxal, esse processo de democratização não se mostra nefasto, a modalidade de ensino a distância já obteve reconhecimento, encontra-se institucionalizada e com franco estímulo pelo Poder Público, e, cada vez mais a partir do surgimento de novas tecnologias digitais, mostra-se constitucional, legítima e capaz de contribuir com a efetivação do direito humano fundamental à educação, principalmente na construção de novos atores sociais e a promoção de uma educação para a emancipação. Entretanto, o ensino jurídico contemporâneo para que obtenha padrões de qualidade urge por reformas que passam por a adoção de novas posturas tanto do docente quanto do discente ante esse desafio do Século XXI, oportunidade em que o estudo da hermenêutica concretizadora se mostra pertinente. O artigo foi objeto de uma pesquisa exploratória em fontes bibliográficas e documentais, com ênfase nos campos científicos jurídico e educacional.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino jurídico, democratização, hermenêutica concretizadora.
  A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS JURÍDICOS: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE POR MEIO DE UMA AVALIAÇÃO FORMATIVA E QUALITATIVA Págs 56 - 71 PDF
Kátia Lima Sales Leite
RESUMO
Análise da avaliação da aprendizagem nos cursos jurídicos, com proposta de estratégias educacionais para um ensino superior de qualidade, por meio de uma avaliação formativa e qualitativa. De início, é realizada uma abordagem sobre a avaliação dos discentes pelos docentes nos cursos de Direito para obtenção de uma educação jurídica de qualidade. Posteriormente, propõe-se a avaliação formativa e qualitativa como estratégia para melhorar o ensino jurídico brasileiro, com suas nuances. Objetiva-se com o presente trabalho verificar como deve ser feita a avaliação da aprendizagem nos cursos jurídicos para que se possa obter melhorias no ensino jurídico, com aumento de sua qualidade. Quanto à metodologia, utiliza-se na pesquisa o método bibliográfico, pois são coletados os posicionamentos da doutrina nacional sobre os assuntos necessários para esclarecimento do tema estudado. Quanto aos resultados esperados, pode-se afirmar que o presente trabalho possui relevância não só acadêmica, mas prática, contribuindo para a melhoria do ensino jurídico brasileiro, em benefício de toda a coletividade. Conclui-se pela importância da avaliação formativa e qualitativa para a avaliação educacional jurídica, mormente a do aprendizado, pois uma avaliação meramente quantitativa não mais corresponde às aspirações de um ensino jurídico efetivo e de qualidade.
PALAVRAS-CHAVE
Avaliação de aprendizagem, Ensino jurídico, Estratégias educacionais, Avaliação formativa, Avaliação qualitativa.
  A EXPERIÊNCIA DA MEDIAÇÃO EXTRAJUDICIAL NO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ATRAVÉS DA EXTENSÃO ACADÊMICA Págs 72 - 90 PDF
Esther Benayon Yagodnik, Delton Ricardo Soares Meirelles
RESUMO
Diante do processo de transformação que a sociedade contemporânea vem experimentando, surge a necessidade de se repensar a adequação do ensino jurídico das faculdades de Direito ao modelo assistencialista tradicional de acesso à justiça. Para tanto, o presente estudo busca demonstrar a possibilidade da implantação de formas adequadas de resolução de conflitos no âmbito do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal Fluminense, por meio de ações de extensão acadêmica. O Programa de Proteção e Facilitação da Convivência Harmônica, em conjunto com as ações de extensão intituladas Mediação Extrajudicial e Mediação e Conciliação no CAJUFF, sendo inovadoras neste sentido, alcançam, através da identificação do conflito real pelo diálogo entre os agentes sociais envolvidos no conflito, um viés emancipatório e de qualificação cidadã para além da simples “compensação” do dano causado, atingindo também a efetividade do acesso à justiça e aos direitos. Incentiva-se a prática centrada no empenho e comprometimento dos participantes na elaboração e observância das normas por eles mesmos criadas, possibilitando um consenso pautado na ética, dignidade e retomada da responsabilidade, permitindo a desconstrução dos conflitos e reconstrução das relações.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino jurídico, extensão acadêmica, núcleo de prática jurídica, mediação extrajudicial.
  ENDOGENIA ACADÊMICA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Págs 91 - 108 PDF
Mariana Moron Saes Braga, Ana Elisa João Francisco Venturini
RESUMO
A definição de endogenia acadêmica frequentemente utilizada na produção bibliográfica sobre o assunto foi proposta por Berelson em 1960. É definida como uma prática de contratação onde as universidades contratam seus próprios doutores que, em virtude disto, permanecem na instituição onde estudaram, para trabalhar durante toda a sua carreira. A maioria dos estudos sobre o assunto apontam que seus efeitos são mais prejudiciais do que benéficos, pois promovem a inércia institucional, provincianismo e isolamento intelectual. Porém, para Horta (2013), nas últimas seis décadas, as carreiras científicas e acadêmicas mudaram substancialmente e as práticas de aumento da mobilidade interinstitucional durante o doutorado e também entre o doutorado e a primeira nomeação acadêmica devem ser consideradas na análise da endogenia acadêmica. Portanto, o objetivo do estudo foi o de identificar o local de formação acadêmica do corpo docente de um programa de pós-graduação em direito de uma universidade pública do Estado de São Paulo e realizar uma análise dos dados com base na taxonomia das categorias da carreira acadêmica proposta por Horta (2013). Os dados levantados mostram que os docentes em sua maioria realizaram o doutorado na instituição em que foram contratados. Mas a inclusão de parte deles nas categorias de endógenos móveis e cordão de prata pode indicar um cenário favorável em relação à formação e à trajetória profissional destes professores pois revelam que eles tiveram algum contato com outra universidade durante ou após o doutoramento.
PALAVRAS-CHAVE
endogenia acadêmica, formação docente, produção de conhecimento, Ensino jurídico
  ENSINO TEÓRICO PURO DO DIREITO: UMA PERSPECTIVA GLOBALIZANTE DO ENSINO JURÍDICO Págs 109 - 125 PDF
Rubin Assis Da Silveira Souza
RESUMO
O trabalho trata da hipótese de um ensino puramente teórico do direito, entendendo a teoria de forma kantiana, abrangente e fenomenológica, a qual engloba em si o conceito de empiria e o diferencia radicalmente dos conceitos de prática e ontologia. Acontece que a legislação brasileira adotou um modelo de ensino jurídico misto, destinando às faculdades de direito a competência de apresentar o conhecimento jurídico como fenômeno teórico e prático, integrando-os. Tais conceitos, entretanto, são demasiadamente densos e, para alguns autores (Kant e Kelsen), a sua associação, como proposto na legislação brasileira, resultam em um sincretismo metodológico (no caso, pedagógico) abstruso e perigoso, desvinculado das exigências objetivantes e universalizantes da sociedade global hodierna, visto a indefinibilidade de uma educação jurídica regionalizada, consequência necessária da associação entre prática e teoria.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino, Teoria, prática, pureza, método.
  IMAGENS DA JUSTIÇA E EDUCAÇÃO JURÍDICA NA CONTEMPORANEIDADE Págs 126 - 145 PDF
Maria Cecilia Lorea Leite, Renato Duro Dias
RESUMO
Na contemporaneidade pesquisas com fontes visuais têm possibilitado dialogar com o mundo da escrita, fala-se, inclusive, em uma virada imagética para defender as questões emergentes suscitadas pelos estudos no campo iconológico. A presente investigação de abordagem qualitativa problematiza a educação jurídica, o currículo do curso de Direito e a pedagogia jurídica utilizando a interpretação de imagens como referencial teórico-metodológico, com ênfase no Método Documentário de Ralf Bohnsack. Entende-se que a produção de imagens da justiça por alunos ingressantes pode potencializar importantes reflexões no ensino do direito, principalmente as que se referem às questões culturais, sociais e econômicas. Este texto focaliza parte dos dados de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo é analisar imagens da justiça nos contextos de três cursos de Direito do sul do Brasil, como elementos de análise do currículo do curso. Para o presente estudo utilizou-se imagens produzidas por acadêmicos ingressantes de um destes cursos, pretendendo indagar através das imagens como estudantes produzem registros visuais sobre a justiça. Ao convidar acadêmicos iniciantes no direito a descrever/desenhar imagens da justiça e, logo a seguir, remeter um significado ou uma palavra que a represente, pretende-se questionar como estes estudantes visualizam a justiça, vale dizer, que percepções produzem sobre a justiça e o direito. Quando se analisa imagens elaboradas através de uma interação de base etnográfica, potencializam-se as relações entre sujeitos e entre suas representações de mundo, produz-se, desta forma, conhecimento sobre o outro e sobre si mesmo, e, sobretudo, reflexiona-se sobre a justiça. Nesta investigação, em que em um conjunto de imagens produzidas aparece a figura de uma balança, muitas delas em desequilíbrio, indaga-se que representações estes alunos possuem da igualdade e do próprio direito. Defende-se, assim, que a análise das imagens da justiça produzidas pelos estudantes pode contribuir para suscitar reflexões sobre a educação jurídica na contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVE
educação jurídica, imagens da justiça, curso de Direito
  INSTITUIÇÕES DE DIREITO: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA Págs 146 - 167 PDF
Marcelo De Castro Cunha Filho, Marcos Vinício Chein Feres
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo desenhar uma metodologia de pesquisa inovadora para a Ciência do Direito que articule a necessária relação entre regulação e emancipação social. Partindo da teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth e da ideia de viver plenamente o Direito de Zenon Bankowski foi possível encontrar um fundamento ético-moral latente na teoria das instituições que sirva de critério metodológico para a determinação do juridicamente válido. Este critério fundamenta-se na noção de autorrealização individual, alcançada por meio da troca de reconhecimento recíproco, e na ideia de raciocínio parabólico, extraída da proposta de Bankowski. Ambos os marcos teóricos complementam-se mutuamente para reformular a metodologia da Ciência do Direito, segundo um parâmetro ético mencionado inscrito na noção de instituição.
PALAVRAS-CHAVE
Metodologia Jurídica, Direito como instituição, Luta por reconhecimento, emancipação, Cultura Jurídica, Raciocínio Parabólico.
  O DESAFIO DO ENSINO JURÍDICO NA MODERNIDADE DE BAUMAN: A FORMAÇÃO DE JURISTAS FRATERNOS Págs 168 - 187 PDF
Fernando Henrique Da Silva Horita, Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches
RESUMO
Resumo: A temática posta em investigação tem como foco central demonstrar que o ensino jurídico tem a possibilidade de transformar o profissional ou acadêmico de Direito num jurista fraterno. Para tanto, se observa a modernidade Baumaniana, na qual oferece um diagnóstico que retrata a educação e a condição humana sobre diversas perspectivas. Com base na interdisciplinaridade, o percurso teórico nesta dissertação foi elaborado sob o método hipotético-dedutivo, com tipo de pesquisa qualitativa e a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Em sede de conclusão, verificou-se que o desafio do ensino jurídico, reside na construção de uma nova concepção do ensino do direito, destacando a premissa fraterna, uma nova mentalidade, cujo processo deve implicar em novas formas de atuação dos operadores do direito, ocasionando a formação de juristas fraternos.
PALAVRAS-CHAVE
Palavras-chave: 1. Ensino Jurídico, 2. Modernidade Líquida, 3. Princípio da Fraternidade.
  O ENSINO PARTICIPATIVO E A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO DO ESTUDO DE CASO PARA A APRENDIZAGEM JURÍDICA Págs 188 - 210 PDF
Lucas Antônio Bueno, Clenio De Sousa Resende
RESUMO
O presente trabalho trata-se de um estudo acerca da contribuição do método do estudo de caso para a aprendizagem no direito. O estudo é composto e objetiva essencialmente a discussão acerca do já tradicional, mas ainda pouco utilizado no Brasil, método do estudo de caso na aprendizagem jurídica, o estudo deste método como uma ferramenta pedagógica e a relação deste com as contemporâneas teorias pedagógicas. Assim a justificativa do estudo está calcada na constatação de que os métodos tradicionais de ensino, apesar de seus pontos importantes, não se coadunam com a necessidade atual de um ensino crítico, dinâmico e voltado para a resolução dos problemas do homem e da comunidade. Na confecção do trabalho fora utilizado essencialmente um estudo bibliográfico revisando a literatura até agora escrita sobre o tema, revisitando tanto as teorias pedagógicas como os métodos de estudo em uma abordagem crítica, desconstrutiva e reconstrutiva. Para tanto será utilizado um raciocínio dedutivo partindo da realidade geral do ensino/aprendizagem, dos métodos de ensino e das teorias pedagógicas para um estudo específico da aprendizagem no direito, do método do estudo de caso e das teorias pedagógicas contemporâneas. Assim se observará que falar em aprendizagem jurídica na atualidade é falar do homem e seus problemas é falar da crítica humana e social é falar da busca de um modelo metodológico de aprendizagem jurídica que preza por um estudo participativo e crítico voltado para o contexto social e sua realização.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem jurídica, método do estudo de caso, teorias pedagógicas contemporâneas.
  O DIREITO, A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO: RELAÇÕES INTERSISTÊMICAS E AS RESPOSTAS PARA OS NOVOS DIREITOS Págs 211 - 229 PDF
Giselle Marie Krepsky, Leonel Severo Rocha
RESUMO
Este artigo apresenta uma abordagem teórica sobre a necessidade de observação das relações sistêmicas entre o Direito, a Educação e a Ciência como possibilidade de superação da reprodução do conhecimento para que o sistema jurídico possa oferecer respostas mais adequadas aos direitos que surgem nesta sociedade complexa e globalizada. À luz da teoria pragmático-sistêmica de Niklas Luhmann e suas releituras contemporâneas, aponta limites e possibilidades de interferências intersistêmicas da Educação e da Ciência Jurídica no sistema do Direito, uma vez que todos são sistemas operacionalmente fechados, mas cognitivamente abertos. Conclui que, devido à autopoiese, não é possível a transposição direta da produção científico-jurídica nem tampouco do conhecimento produzido nas Universidades para o sistema do Direito, obstaculizando uma alteração significativa na estrutura deste. Todavia, indica que, alterações mais significativas para atender às novas demandas sociais, podem ser mais facilmente viabilizadas por meio da identificação de eventos comunicativos que possam provocar ruídos eficazes no sistema jurídico.
PALAVRAS-CHAVE
Sistema Jurídico, Ciência e Educação, Relações intersistêmicas.
  O IMPERATIVO DA ANÁLISE TRANSDISCIPLINAR SOBRE INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE PESSOAS QUE USAM DROGAS Págs 230 - 246 PDF
Amanda Souza Barbosa
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o quanto a transdisciplinaridade é essencial no estudo da adequação da internação compulsória como forma de tratamento de pessoas que usam drogas. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental. Tem-se como principal resultado a indicação dos principais influxos que permearão dita análise para além do Direito, a saber, o movimento de Redução de Danos e a Reforma Psiquiátrica, após breves considerações históricas sobre a disciplina legal da matéria no Brasil. A conclusão a que se chega é que a resposta apresentada pela transdisciplinaridade à questão reside na consideração das experiências mencionadas, as quais indicam que a internação compulsória é forma inadequada de tratar o usuário de drogas, salvo situações excepcionais que requerem justificativa especial.
PALAVRAS-CHAVE
Transdisciplinaridade, Complexidade, Drogas, Internação compulsória.
  A ÉTICA NA FORMAÇÃO JURÍDICA E O ACESSO À JUSTIÇA Págs 247 - 263 PDF
Patricia Martinez Almeida
RESUMO
O presente estudo busca analisar a evolução da atividade advocatícia como imprescindível à administração da justiça por sua finalidade protetiva que, desde seu nascedouro, viabiliza a defesa dos interesses supremos que inerentes aos homens pelo imperativo moral da supremacia da dignidade da pessoa humana, bem como a evolução do principio do acesso à justiça e a necessidade da criação de novas vias de acesso à ordem jurídica justa e a solução dada pela Constituição Federal. Como hipótese inicial assumirá a premissa de que o ensino jurídico, pautado no tripé do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão universitária, tem por finalidade a formação ética dos profissionais do direito, para a capacitação ao exercício do munus publicum que lhes é atribuído. Para tanto a pesquisa se pautará no método hipotético – dedutivo, monográfico, tipológico e histórico, com base em pesquisa teórica na análise de material bibliográfico e da legislação pretérita e vigente na consecução da presente pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE
Advocacia e Direitos Humanos, ACESSO À JUSTIÇA, Formação ética
  OS PROBLEMAS DA METODOLOGIA POSITIVISTA DE ENSINO JURÍDICO E OS BENEFÍCIOS QUE A ASCENSÃO DE MODELOS ARGUMENTATIVOS COMO A NOVA RETÓRICA DE PERELMAN PROPICIA À CULTURALIZAÇÃO E À CRITICIDADE DA COMUNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO. Págs 264 - 289 PDF
João Paulo Mansur, Ariadi Sandrini Rezende
RESUMO
Este artigo constata que o modelo de ensino jurídico praticado atualmente não fomenta os alunos a obterem criticidade, criatividade e cultura. Influenciado pela escola positivista, o método atual consiste tão somente em decorar leis, jurisprudências e doutrinas. São cinco os principais problemas que geram a redução do ensino à dogmática. A generalização dessa metodologia, porém, não implica necessidade, ou seja, ideologicamente, o ensino de Direito pode ser diferente, desde que se modifique a forma com que se compreende o Direito. As teorias dialéticas, típicas da argumentação e da retórica, são o modelo capaz de solucionar os cinco problemas do positivismo jurídico que sufocam o análise do Direito e de propiciar interdisciplinaridade e criticidade à comunidade acadêmica de Direito. As teorias de Chaïm Perelman e Manuel Atienza subsidiam a proposta de ensino holístico voltada à formação responsável dos novos juristas.
PALAVRAS-CHAVE
positivismo jurídico, Chaïm Perelman, Manuel Atienza, Retórica.
  O MÉTODO EARP COMO POSSIBILIDADE PARA UMA EDUCAÇÃO JURÍDICA CRÍTICA Págs 290 - 308 PDF
Danilo Christiano Antunes Meira, Horácio Wanderlei Rodrigues
RESUMO
Tomando como parâmetro as possibilidades de promoção das competências e habilidades esperadas dos egressos dos cursos de Direito e o posicionamento do ensino jurídico diante dos problemas sociais, o presente estudo pretende verificar se o método de Ensino-Aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP) pode ser uma alternativa à metodologia tradicional. Partindo de uma análise do contexto no qual se vê inserido o ensino jurídico brasileiro, serão anotados alguns problemas estruturais, funcionais, operacionais e suas possíveis vias de superação. Num segundo momento, o esforço será o de desvelar as potencialidades e limitações da metodologia didático-pedagógica atualmente utilizada no ensino do Direito. Em seguida, serão apresentados os fundamentos e características do método de Ensino-Aprendizagem pela Resolução de Problemas (EARP) para, ao final, concluir pela adequabilidade da nova metodologia proposta.
PALAVRAS-CHAVE
Conhecimento Jurídico, educação jurídica, Metodologia Jurídica, Competências e habilidades profissionais, Método de Ensino-Aprendizagem pela Resolução de Problemas, EARP
  A TAXONOMIA DE BLOOM APLICADA NAS AVALIAÇÕES DISCENTES COMO METÓDO CONSTRUTIVISTA DO CONHECIMENTO JURÍDICO Págs 309 - 326 PDF
Roberta Teles Bezerra, Sídney Guerra Reginaldo
RESUMO
A Taxonomia desenvolvia por Bloom e sua aplicação nas avaliações discentes nos cursos de Direito, é o foco deste artigo. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a sistematização adotada por Bloom nos diversos níveis de capacitação que o professor poderá propor ao aluno na resolução dos problemas, por meio das avaliações aplicadas em sala de aula, como plano de ação cognoscente. Apresenta-se em primeiro plano, uma análise da definição para ao exame da perspectiva que traz a investigação, depois para um contexto global da Taxonomia, discutindo uma concepção proposicional da atividade cognitiva, ou do processo de aquisição do conhecimento, que se acha subjacente à atividade avaliativa como método construtivista. Neste sentido, pode-se encarar a inter-relação dos níveis de capacitação do aluno, desenvolvido pela Taxonomia do Bloom, como uma representação do exercício do pensar, pois o método da pergunta e resposta, pelo qual, afirmando e negando, as opiniões são encadeadas, não apura o conhecimento ministrado já adquirido em sala de aula para o conhecimento que se pretende alcançar. O método utilizado na pesquisa possui base bibliográfica. Nesta perspectiva, conclui-se que a epistemologia da Taxonomia de Bloom, associada a níveis de combinação de dificuldades, poderá erradicar uma constrição identitativa de respostas corretas e incorretas, reinstaurando uma cadeia de possibilidades de resoluções de problemas a ser aplicado ao aluno em uma avaliação de um determinado conteúdo sob diversas capacitações.
PALAVRAS-CHAVE
Taxonomia de Bloom, Avaliação discente, conhecimento.
  O CURRÍCULO JURÍDICO E A EFETIVAÇÃO DO DIREITO AO ACESSO À JUSTIÇA Págs 327 - 345 PDF
Samira Macêdo Pinheiro De Amorim, Anny Gresielly S. Grangeiro Sampaio
RESUMO
O acesso à justiça é um dos mais básicos direitos fundamentais, na medida em que é instrumento para a garantia dos demais direitos. Tratando da dimensão subjetiva e objetiva do acesso à justiça, o presente trabalho visa a analisar a importância da formação acadêmica dos aplicadores do Direito na efetivação do acesso à justiça, com enfoque na atuação estatal de controle e fiscalização da qualidade do ensino jurídico, em especial por meio do currículo jurídico e das diretrizes curriculares. Pretende-se analisar o perfil de graduando estabelecido na Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior nº 9 de 29 de setembro de 2004, que institui as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Direito, objetivando identificar características essenciais para atingir esse perfil, fazendo-se um cotejo com a relevância de cada uma delas na concretização do direito de acesso a uma ordem jurídica justa.
PALAVRAS-CHAVE
Acesso, Justiça, Currículo Jurídico.
  O MODELO BIDIMENSIONAL DE JOSEPH LOWMAN NO ENSINO JURÍDICO Págs 346 - 359 PDF
Samira Dos Santos Daud
RESUMO
O estudo tem como objetivo analisar o modelo bidimensional de Joseph Lowman, que trata do estímulo intelectual para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem (dimensão 1) e o cuidado com os relacionamentos interpessoais (dimensão 2) que todo professor precisa ter no trato com os alunos para garantir a motivação e o interesse dele pelos conteúdos que estão sendo ministrados. Trata-se de um artigo de revisão por se caracterizar como um estudo bibliográfico baseado no modelo lowmaniano que apresenta o pensamento do autor a partir de uma perspectiva descritiva e analítica. Justifica-se um estudo sobre tal assunto pela necessidade de esclarecer para os que estão envolvidos no trabalho docente, como deve ser a postura frente ao aluno no intuito de minimizar os problemas decorrentes da atuação docente, em especial, no curso de Direito.
PALAVRAS-CHAVE
educação, Estímulo Intelectual, Relacionamentos Interpessoais, direito
  APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ROLE-PLAYING EM PROBLEMAS INTERDISCIPLINARES: DIREITO E ECONOMIA Págs 360 - 374 PDF
Maria Edelvacy Pinto Marinho, Gustavo Ferreira Ribeiro
RESUMO
O presente artigo relata a aplicação do método de role-playing, uma das formas de metodologia participativa, em problemas interdisciplinares do Direito. As experiências descritas foram desenvolvidas com os alunos do Projeto de Direito Integral (PRODI) no Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) na disciplina Direito e Economia. Partiu-se do pressuposto de que a utilização de metodologias que coloquem o aluno em uma posição ativa no aprendizado pode ser uma das soluções para crise do ensino jurídico no Brasil. Após as dinâmicas, corroborou-se essa percepção, em função do significativo envolvimento dos alunos nas dinâmicas realizadas e discussões subsequentes.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino jurídico, Metodologia de Ensino, Role-playing, PRODI, Direito e Economia.
  O PEER INSTRUCTION E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE DIREITO Págs 375 - 390 PDF
Luiza Helena Lellis Andrade De Sá Sodero Toledo, Fernanda De Carvalho Lage
RESUMO
O presente estudo tem como propósito relatar a experiência desenvolvida pelas autoras com o Peer Instruction na disciplina de Direito Processual Civil II, no UNISAL Lorena/SP, no primeiro semestre de 2013. Para tanto, inicialmente, faz-se breve abordagem das metodologias ativas como um todo e do Peer Instruction enquanto exemplar dessa forma de ensino-aprendizagem. Em seguida, apresenta-se descrição detalhada do uso concreto do método desenvolvido por Mazur na matéria em questão e, finalmente, os resultados são tabulados e analisados. Feita a devida análise, constata-se que a experiência em tela é positiva: agrada aos alunos e se mostra eficaz quanto à apreensão de conteúdos.
PALAVRAS-CHAVE
Peer Instruction, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Direito Processual Civil
  VILA ESTRUTURAL: EXPERIÊNCIA DE PESQUISA QUALITATIVA NO DIREITO* Págs 391 - 406 PDF
Ana Carolina Figueiro Longo
* Artigo indicado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
RESUMO
O trabalho busca discutir o caráter científico da pesquisa realizada no campo do Direito, em especial a pesquisa se se vale de instrumentos empíricos para a coleta de dados. A demonstração de que se dever reconhecer a cientificidade se dá por meio de três critérios de verificação: interno, externo e de confiabilidade e a demonstração clara e objetiva do método utilizado para a coleta de dados. Ao final, o texto descreve uma pesquisa empírica realizada no campo do Direito, na qual se discutiu se a abertura de ruas e a atribuição de endereços para casas localizadas em invasão de área pública por população de baixa renda, melhora a qualidade de vida dos moradores e lhes concede mais dignidade. Além disso, o texto testa as características de cientificidade do método eleito.
PALAVRAS-CHAVE
METODOLOGIA, Empiria, Ciência do Direito